CONCURSOS

Curso GRÁTIS: Como passar em Provas Exames e Concursos

READ IN:
  • Português
  • English
  • Como escolher o material de estudo

    A seleção do material didático

    Se você já fez a sua inscrição para um determinado concurso ou já foi informado sobre a data da prova, eis o momento de escolher o material que vai utilizar para estudar.

    Um construtor, após elaborar o projeto de uma casa e delimitar na planta o tamanho e localização dos cômodos, só poderá iniciar seu trabalho quando tiver o material, ou pelo menos parte dele, a seu dispor; do contrário, a casa não sairá do projeto.

    Assim como o construtor usará pedras, areia, cimento e tijolos para edificar a casa, você precisará ter à mão livros, apostila e informações variadas sobre os temas que deverá aprender. Isto pode parecer uma tarefa simples. Saiba, porém, que a qualidade do material que escolher será determinante para que você alcance um bom resultado. Um construtor que use material de terceira categoria construirá uma casa de péssima qualidade, incapaz de suportar as intempéries.

    O programa do concurso será, a partir de agora, a sua “planta baixa” e você deverá tê-lo sempre à mão enquanto estuda; caso contrário, poderá esquecer-se de algum assunto importante. Imagine o que aconteceria se, no dia de inaugurar a casa, com todos os convidados reunidos para comemorar e brindar, por um descuido do construtor, ela não tivesse portas, e viesse uma ventania…

    Às vezes isso ocorre com candidatos a concursos. Estudam muitos assuntos e se esquecem de alguns que são indispensáveis. A falha reside em não usar o programa como roteiro de estudo.

    Todos os concursos oferecem aos candidatos, no momento da inscrição, um programa detalhado, especificando todos os assuntos importantes a serem estudados. Guarde-o consigo e, caso o perca, procure a entidade responsável pela inscrição para conseguir outro programa, ou peça-o emprestado a uma pessoa amiga que também tenha feito a inscrição. Alguns jornais especializados costumam publicar o edital do concurso na íntegra. Verifique na redação desses jornais quais as edições em que foram publicados o edital e o programa do concurso. Essa é uma maneira prática de recuperar o que foi perdido. Todavia, o melhor a fazer é tirar algumas cópias do programa assim que o tiver em mãos. Prevenindo-se contra o extravio, você terá assegurado o primeiro grande passo para o sucesso.

    Página anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19Próxima página

    Artigos relacionados

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Botão Voltar ao topo