Curso GRÁTIS: Como passar em Provas Exames e Concursos

5 anos ago · Updated 12 meses ago

concursos

Outros fatores que dificultam a aprendizagem

Vejamos agora outros fatores que dificultam a aprendizagem.

Fatores psicofisiológicos

Certos fatores ambientais estão entrelaçados com fatores psicofisiológicos, tais como ruídos, postura corporal, etc. Isto porque o ambiente provoca modificações fisiológicas e psicológicas nos indivíduos. Entretanto, independentemente do local, outras causas interferem negativamente no processo de aprendizagem, sendo possível também eliminá-las ou tratá-las para que se consiga melhor aproveitamento dos períodos de estudo.

O sono, quando ocorre nos momentos adequados, ou seja, no instante em que o corpo precisa recarregar as células nervosas com energia, por um período que varia entre seis e nove horas diárias, é tido como saudável e natural. Todavia, quando ocorre exatamente nos momentos de estudo, então algo de errado está acontecendo.

Do mesmo modo que você não deve estudar quando estiver sonolento, pare as atividades intelectuais se sentir sono. As duas coisas não podem ser conciliadas. Alunos que dormem poucas horas por dia dificilmente conseguem bons resultados nos exames, constatou recentemente pesquisa realizada nos Estados Unidos.

O melhor é descobrir o período ideal de sono que se deve dar ao corpo, e preenchê-lo totalmente. Durma o suficiente para quando for estudar não sentir sono. Se isso acontecer, desperte de qualquer maneira. Existem algumas formas de fazer isso, uma delas é tomar um rápido banho frio, ou um café quente. A cafeína age como estimulante do sistema nervoso, bastando uma xícara grande para despertá-lo do sono iminente.

Evite misturar café com bebidas alcoólicas ou Coca-Cola, como fazem alguns. Não é raro os hospitais receberem pessoas drogadas com essas misturas. O café puro é uma recomendação antiga e tem efeito psicológico nos estudantes. O simples fato de acreditar que vão ficar despertos após ingerir uma xícara de café acaba sugestionando-os. Eles ficam realmente despertos... antes mesmo de a cafeína atingir o sistema nervoso.

O cansaço físico e mental é algo comum nos dias de hoje. Todos vivem cansados do corre-corre diário e dificilmente conseguem recompor as energias antes de iniciar um período de estudo.

O rendimento escolar de alunos que freqüentam cursos noturnos é 30% mais baixo do que o rendimento dos que estudam pela manhã e 20% menor do que o daqueles que estudam no turno vespertino.

Isso deve estar relacionado ao desgaste físico e emocional que alguns alunos sentem ao longo de um dia ou um turno de trabalho. É óbvio que pela manhã as energias estão intactas, sendo consumidas gradativamente nas atividades do dia-a-dia. É de se esperar que uma pessoa cansada tenha a sua capacidade de aprender reduzida. Minha recomendação é que você procure descansar, repousar pelo menos alguns minutos antes de iniciar o período de estudo.

Relaxar a mente e o corpo é fácil. E só requer treino. Com o passar do tempo, isto será automático, bastando você deitar e fechar os olhos. Descanse o tempo necessário; caso contrário, de nada adiantará empregar o seu tempo para estudar. O seu rendimento é o que importa. Melhor é estudar 30 minutos diários e aprender tudo do que fazê-lo por duas horas e não aprender nada.

Doenças

As doenças são outro fator bloqueador da aprendizagem, do mesmo modo como o cansaço debilita o organismo, deixando-o sem disposição e apático. Se quer estudar para aprender, cure as dores de cabeça e o mal-estar antes de sentar-se para ler. Dificilmente uma pessoa sentindo dores (de estômago, cabeça, dentes, ouvidos...) ou qualquer outro tipo de mal-estar terá rendimento satisfatório nos estudos.

Faça exames médicos para eliminar males crônicos. Muitas pessoas sentem dor de cabeça ao iniciar leituras ou, decorridos alguns minutos, sentem imenso cansaço mental. Um bom oftalmologista indicará lentes adequadas para uma leitura agradável.

A ansiedade é outro terrível fator de bloqueio da aprendizagem. Existem muitas causas para a ansiedade:

  • preocupações;
  • angústias;
  • inseguranças;
  • medos;
  • intranquilidade. Quando nossa mente está tomada por um desses estados de ânimo ficamos “ansiosos”. Baseados numa lei da física, que afirma que dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço, deduzimos que a mente não pode absorver informações e conhecimentos se estiver “preenchida” por sentimentos fortes.

Você sabe o quanto isso é verdadeiro, pois, quando estamos com algum tipo de problema, dificilmente conseguimos nos concentrar numa exposição em sala de aula, a menos que o assunto nos seja do mais alto interesse.

Nossas preocupações "enchem-nos" a mente, impedindo-a de absorver novas informações ou aprender com precisão. O melhor a fazer é tomar consciência da importância do período de estudo. Nada, coisa alguma deve se misturar a esse momento.

Decida que não dará importância aos seus problemas e ansiedades por 30 minutos, só depois volte a ocupar-se com eles. Recuse-se a se deixar levar pelo devaneio enquanto estuda. Obrigue-se a voltar ao início das atividades todas as vezes que se der conta de que não estava totalmente concentrado.

O desinteresse está entre os fatores que limitam e bloqueiam a aprendizagem. Se não houver de sua parte interesse em aprender, de pouco valerão as técnicas empregadas, a eloqüência do professor ou a riqueza do material didático. Só aprendemos aquilo que nos interessa. Não há meio termo.

Este material só está sendo lido por você porque apresenta algo que lhe interessa; caso contrário, passaria despercebido aos seus olhos.

Se você estiver, mesmo que momentaneamente, desinteressado das técnicas de como aprender a estudar, você o lerá sem fixar-lhe o conteúdo. Você teria olhado as páginas, as letras e as palavras, mas as idéias não teriam sido absorvidas por sua memória, por sua mente consciente. Seu precioso tempo teria sido desperdiçado. Para superar esse bloqueio, só há uma coisa a fazer: acenda a chama do interesse por tudo o que você precisa aprender. Assim aprenderá facilmente.

Se você quiser conhecer outros artigos semelhantes a Curso GRÁTIS: Como passar em Provas Exames e Concursos você pode visitar a categoria CONCURSOS.

Alex PortalParalelo.Com

Programador, fotógrafo amador e blogueiro desde 2009. - Interesses: Tecnologia, Jogos de PC, Turismo e finanças. - Hobbies: Fotografar, Escrever, Jogar e Avaliar Produtos e Serviços para meus Blogs e Redes Sociais.

LEIA MAIS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your score: Useful

Go up