CONCURSOS

Curso GRÁTIS: Como passar em Provas Exames e Concursos

Técnicas para aprender mais depressa

Lutando contra o tempo

Você escolheu todo o material para estudar? Livros, apostilas, cadernos, canetas, lápis, etc.?

Será que falta alguma coisa? O programa está à vista? Ele representa o mapa com os caminhos que você trilhará durante o seu período de estudo. Mas surgem outras perguntas curiosas:

∎ Como aprender mais depressa esse montão de assuntos?

∎ Por onde devo começar?

∎ Por quanto tempo devo estudar cada matéria? Depois de analisar as diversas formas de estudo utilizadas por candidatos vencedores de concursos e de aperfeiçoar as minhas próprias técnicas, descobri que se pode ajudar qualquer pessoa a aprender mais depressa. Isto é o que irei demonstrar neste capítulo.

A técnica do silêncio

Nada perturba mais um estudante do que o barulho. Carros passando e buzinando lá fora, o telefone que não pára de tocar, o som no volume máximo, a TV ligada, pessoas andando de um lado para o outro; enfim, mil barulhos que distraem, interrompem e limitam a aprendizagem de qualquer mortal.

Não adianta dizer que você é capaz de se concentrar em meio a todo esse barulho. Testes recentes demonstram que estudantes que se isolam completamente de ruídos conseguem aprender três vezes mais depressa do que aqueles que não estudam em silêncio total.

Quer notar como sua mente se concentra muito melhor na leitura de um texto se estiver ausente de ruídos? Faça este experimento:

Coloque os polegares um em cada ouvido, fazendo uma pequena pressão sobre eles, de modo a isolar o ruído existente a sua volta. Sem tirar os polegares dos ouvidos, faça com que os dedos médios das duas mãos se toquem sobre sua testa. Apóie os cotovelos sobre a mesa onde deve estar este livro e continue a leitura.

É sempre bom lembrar que você nunca deve estudar deitado, ou numa posição em que poderá adormecer facilmente. Afinal, você quer dormir ou quer estudar para ser aprovado em concurso?

Esta técnica de isolamento de ruído ajuda, em muito, pessoas que moram em lugares com altos níveis de poluição sonora ou que possuem vizinhos mal-educados, que deixam seus aparelhos de som em volume máximo.

Todas as vezes que você for ler alguma coisa e puder deixar o material sobre uma mesa, use os dedos polegares para diminuir o ruído, mesmo que ele não seja muito grande.

Para abafar os ruídos, você também pode usar fones de ouvido, daqueles que se introduzem no canal auditivo externo. Evite, porém, enfiar no ouvido pedaços de algodão ou objetos pontiagudos que possam eventualmente ficar presos ou ferir partes sensíveis.

Página anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19Próxima página

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo