A superaprendizagem pela sugestão mental
Atualmente não existe uma única pessoa esclarecida que duvide da existência de faculdades adormecidas em nossa mente. Pesquisas científicas têm levado a sério a ioga e a hipnose, e a parapsicologia tem desvendado alguns antigos mistérios.
Mas em que esses estudos científicos podem ajudar a aprender com pouco esforço? Será que existem técnicas eficientes que façam a “supermemória” aflorar?
Para algumas pessoas, não é mais novidade que praticamente todos nós podemos, sob o efeito da hipnose, recordar fatos do passado com clareza espantosa. Sabe-se de pessoas que, sob hipnose, foram capazes de recordar fatos da infância e da adolescência como se tivessem acontecido ontem. Todavia, essas mesmas pessoas, sem o efeito da hipnose, eram incapazes de recordar a refeição que fizeram no dia anterior. Ora, isto confirma que a hipnose realmente funciona! E como fazê-la funcionar para que recordemos assuntos que estão sendo questionados numa prova? Será que isso de fato é possível?
Tendo conhecido a hipnose no meu curso de psicologia, constatei ser possível a um estudante sob hipnose recordar toda a matéria estudada, respondendo com absoluta precisão às perguntas que lhe são feitas. Realizei experiências com amigos e pacientes que ficaram surpresos com os resultados. Entretanto, não é possível a um candidato fazer provas sob hipnose. Isso é impraticável! Isto porque é necessária a presença do terapeuta para conduzir a pessoa hipnotizada. De acordo com o regulamento dos concursos, apenas o candidato inscrito é que pode realizar a prova. É proibida a participação de outras pessoas.